Accessibility Tools

27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

25 07 Portugues 25 07 Ingles 25 07 Portugues25 07 Portugues25 07 Portugues

Banner GestaoeInovacao CrieO CRIE - Centro de Referência em Inteligência Empresarial, coordenado pelo Prof. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, é o laboratório de gestão do conhecimento e ciência das redes do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Trata-se de um grupo multidisciplinar que busca continuamente desenvolver processos, metodologias e produtos para o novo paradigma produtivo do século XXI, onde o conhecimento é o principal fator de produção: Digital e em Rede. O grupo de pesquisadores atua em atividades de pesquisa, consultoria, capacitação, certificação e divulgação científica nas áreas de gestão do conhecimento, ativos intangíveis, pensamento complexo, network science, open data e big data.

Desde a sua fundação, em 1998, o Crie já realizou mais de 20 grandes projetos de pesquisa e/ou assessoria em organizações públicas e privadas, dentre elas Infoglobo, Petrobras, BNDES, Besa-Brascan, Firjan, Proderj, Fundação Roberto Marinho, Eletronuclear, Governo do Estado do RJ, Renault, Braskem (OPP-Odebrecht Química), Comunidade Europeia, The New Club of Paris. Ministério do Esporte/CNPq, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Sebrae.

Na área de capacitação, o Crie participou na elaboração de 70 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado, defendidas na COPPE/UFRJ e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), além de formar mais de 740 profissionais nas turmas de Pós-Graduação lato-sensu em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM) e Web Intelligence and Digital Ambience (WIDA).Os pesquisadores do CRIE também publicaram 7 livros e dezenas de artigos em revistas nacionais, internacionais e em congressos, além da organização de 5 Seminários internacionais Big Data Brasil e 4 Seminários Internacionais Network Science, e ser responsável pela editoração da Revista Inteligência Empresarial.

laptop 1 Visite o site do CRIE.

04 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao PRO PME

O PRO-PME, coordenado pelo professor Francisco José de C. M. Duarte, é um laboratório de pesquisa para o desenvolvimento gerencial e tecnológico de MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). A atuação do laboratório é baseada na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, a fim de desenvolver e aprimorar conhecimentos em engenharia de produção aplicadas à gestão, à inovação e ao desenvolvimento sustentável das MPMEs, empresas geradoras de mais de um quarto do PIB do país. De forma paralela à pesquisa produzida, o laboratório constrói suas atividades de ensino ao inserir alunos de variadas titulações (graduandos, mestrandos e doutorandos) no estudo de novos modelos de negócio e modelos econômicos às pequenas e médias empresas, orientados à sustentabilidade, confrontando-os com problemas econômicos característicos de empresas desse porte. O conhecimento adquirido pelos alunos é então direcionado a projetos de extensão e pesquisa, gerando um ciclo de melhoria contínua e aprimoramento das equipes e das empresas.

O PRO-PME inclui, ainda, o grupo de pesquisa Garagem GetUp que é especializado em empreendedorismo, tecnologia e inovação, com atuação em Design Thinking para pequenas e médias empresas, validação de hipóteses e finanças para startups e o processo de empreender.

laptop 1 Visite o site do PRO-PME.

02 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao LTDSO Laboratório de Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede criado em 1996 (como Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social) e coordenado pelo professor Roberto Bartholo. Atua na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão, assessoria, consultoria, desenvolvimento de projetos, produção multimídia, publicações e organização de eventos técnico e científicos. Inclui o Grupo de Estudos Estratégicos (GEE), que trata de temas relacionados  à segurança internacional, à defesa nacional e segurança pública do ponto de vista político, tático, logístico, tecnológico e estratégico.

Atualmente compreende três linhas de pesquisa:

• Humanidades Digitais - esta linha baseia-se na perspectiva filosófica e antropológica de Vilém Flusser para articular diferentes campos do conhecimento acadêmico contemporâneo (engenharia, computação, ciências sociais, artes, etc.) em um esforço para compreender as transformações que o emergente "mundo digital" traz para a condição humana.

• Patrimônio Relacional - reflete sobre o lugar do patrimônio na contemporaneidade apoiada na perspectiva teórica de RichardRorty, com o objetivo de ampliar e aprofundar nosso senso de comunidade e afirmar e valorizar o patrimônio como anético-político-cultural que se dá em meio a redes de relações e instituições.

• Empreendedorismo situado -  é baseado na lógica da Efetuação, a contribuição de SarasSarasvathy às teorias contemporâneas de empreendedorismo. A perspectiva teórica enfatiza a importância estratégica da incerteza, da imprevisibilidade e do enraizamento nas verdades e práticas locais para a atividade empresarial.

03 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao ERGOPROJO Laboratório de Ergonomia & Projetos (ERGOPROJ) é coordenado pelo professor Francisco José de C. M. Duarte e tem como principal objetivo aplicar a abordagem metodológica da Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET) visando gerar conhecimento sobre as atividades de trabalho e, desta forma, construir orientações para transformação da organização e dos espaços, assim como contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

O grupo atua em trabalhos de pesquisa e consultoria para empresas das áreas industriais e de serviços. A experiência da equipe envolve intervenções em projetos em diversos setores, tais como indústria, serviço judiciário, tele atendimento, restaurante e museu, dentre outros. Atualmente, o principal foco de atuação do grupo é o setor de óleo e gás. Os trabalhos mais recentes incluem projetos de pesquisa em plataformas e sondas offshore, suporte a projetos de concepção de FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), e projetos de centros de controle onshore e offshore, além do desenvolvimento de metodologias para diagnóstico e melhoria da cultura de segurança industrial.

O laboratório possui parcerias com outras universidades do Brasil e do exterior, dentre os quais se destacam os laboratórios de Ergonomia da USP, da UFMG, e da Université Lumière Lyon 2 (França). As contribuições entre instituições são frequentes e incluem participações em congressos, palestras e workshops, intercâmbio de pesquisadores e publicações conjuntas.
Nesse sentido, além de oferecer contribuições para as empresas, o ERGOPROJ gera debates acadêmicos em diferentes níveis e capacita pesquisadores da pós-graduação da COPPE/UFRJ – mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos – na condução de pesquisas integradas e multidisciplinares.

 laptop 1 Visite o site do ERGOPROJ.
Topo