Linha de Pesquisa 1: Gestão e Design de Serviço
A LP1 visa o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o servir, aportando contribuições com foco na atividade de projeto e a discussão dos seus limites. Busca orientar-se por perspectivas pluriversais e inclusivas, tendo o serviço na consideração do ser humano, suas relações interpessoais, e a presença de outros seres. Considera desafios éticos e as novas dinâmicas constantemente trazidas pelo desenvolvimento tecnológico.
A linha de pesquisa se articula nos seguintes temas e seus desdobramentos:
- Desenvolvimento de serviços;
- Design para a inovação social;
- Relações interpessoais, serviço relacional e colaborativo;
- Produto-serviço, articulações produtos, serviços e localidades;
- Tecnologias e futuros, potencialidades e limites da digitalização de serviços;
- Representação e visualização, modelos físicos e virtuais de serviço;
- Reimaginando o trabalho (da servidão ao serviço);
- Contribuições das teorias do cuidado;
- Perspectivas do servir na mística e espiritualidade;
- Serviços para crises, emergências e desastres;
Linha de Pesquisa 2: Ecossistema, tecnologias e modelos de negócios
A LP2 realiza estudos multidisciplinares voltados para projetos inovadores de pesquisa e ação, que articulam o desenvolvimento de produtos, tecnologias e modelos que apoiem processos de transformação em organizações, cadeias e territórios. A partir de dimensões socioecológicas, os estudos respondem à emergência de transição e governança para autonomia local e a resiliência das comunidades e dos ecossistemas, abrindo continuamente possibilidades para a concepção de inovações sociotécnicas, incluindo a perspectiva dos serviços (LP1).
A linha se desenvolve em cinco grandes eixos, que se inter-relacionam:
- Desenvolvimento de produtos; Cultura "maker"; Tecnologia social (low tech); Gestão de projetos sociais
- Cadeia de suprimento e logística sustentável; Gestão de riscos em cadeia de suprimentos; Cadeia de suprimentos humanitária; Gestão de Operações em Desastres
- Modelos econômicos e de negócios; Governança para transições ecológicas; Economia Circular; Ecossistemas e território
- Empreendedorismo; Mudança organizacional; Ferramentas de geração e seleção de ideias; Diagnósticos organizacionais
- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem; Desenvolvimento de Jogos; Gamificação