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O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) abriu as inscrições para o envio de trabalhos técnicos para a 21ª edição da Rio Oil & Gas, um dos maiores encontros do setor de energia no mundo, que será realizado entre 23 e 26 de setembro do próximo ano. A conferência é uma das maiores vitrines para a exposição dos trabalhos técnicos, que poderão abordar desde temas de energia, passando pelas novas fontes sustentáveis, além da diversidade e inclusão no setor.
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Bolsa de 6 meses – Projeto de Cooperação Internacional:
Aluna selecionada: Luiza dos Santos
Modalidade de bolsa: Doutorado sanduíche
Período de vigência da bolsa: 6 meses (outubro/2023 – março/2024)
Bolsa de 12 meses – PR2:
Aluna selecionada: Aline Winckler Brufato
Modalidade de bolsa: Doutorado sanduíche
Período de vigência da bolsa: 12 meses (outubro/2023 – setembro/2024)
Data limite para solicitação de recurso é até 21/07/2023
Resultado final: 28/07/2023
Está no ar, com acesso aberto na Globoplay, a entrevista que a professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, concedeu ao programa Conexão, do canal Futura. A conversa foi com o jornalista Rafael Costa, sobre o tema “Economia Verde”, e foi ao ar na TV no dia 5 de maio.
Confira alguns trechos da entrevista:
“Economia Verde é o crescimento econômico dissociado da pegada de carbono. Empregos verdes são aqueles que permitirão crescer economicamente sem degradar o meio-ambiente. O Brasil conta com 10% dos empregos verdes existentes no mundo.”
“É uma pauta das Nações Unidas, uma pauta da Unesco, é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma educação inclusiva que seja vetor para essa economia do futuro. A primeira coisa é entender que as crises não são iguais para todo mundo. Há parcelas da população que são mais vulneráveis, sobretudo no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro. Também devemos entender que precisamos sim de tecnologias high tech e low tech, métodos, boas práticas para responder aos problemas contemporâneos, mas precisamos entender que há outras respostas que não são tecnológicas. Não há transformação tecnológica se não houver transformação humana.”
“Acreditamos que a formação para a educação responsável requer competências humanas: criatividade, resiliência, transparência, confiança, para que possam trabalhar de maneira interdisciplinar e multidisciplinar, ou seja integrada e plural”.