A área de pesquisa "Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo" (SITE) surgiu em 2024 com o objetivo de ampliar a atuação do PEP em temas ligados às inovações sociais, organizacionais, institucionais e tecnológicas. Seus estudos e intervenções contribuem para o desenvolvimento territorial, tendo o trabalho como eixo estratégico de transformação. Saiba mais sobre a área "SITE" AQUI!
Entre suas linhas de pesquisa, destaca-se "Perspectivas geopolíticas diante do alargamento do estado da arte dos meios de força", que se dedica à apreciação da dinâmica entre meios e fins na reconfiguração da paisagem geopolítica contemporânea. O foco está na análise da mútua influência entre o avanço tecnológico em armamentos — como sistemas hipersônicos, drones, armas de energia direta, uso militar do espaço orbital e ciberguerra — e as mudanças no cenário global, marcado pela transição de uma ordem unipolar para uma configuração multipolar emergente.
Essa linha de pesquisa busca compreender como essas transformações impactam a geopolítica, oferecendo ferramentas teóricas e analíticas para refletir sobre o papel das tecnologias de força na redefinição das relações internacionais e estratégias de poder.
Saiba mais sobre a linha de pesquisa AQUI.