O Rio de Janeiro acaba de ser selecionado para o REAP, programa de aceleração de startups coordenado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ, coordenado pelo professor Marcus Vinícius Fonseca, e conta com o apoio de Furnas e da Petrobras. O objetivo é estimular a criação e o desenvolvimento de startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade e, com isso, transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” destas áreas, por meio da união de atores da região e da implementação e adaptação da metodologia do MIT REAP ao contexto local.
A expectativa é, a partir do início da implementação das ações, atrair cerca de R$ 200 milhões em novos investimentos para o estado do Rio de Janeiro, incluindo inversões em startups, em projetos de P&D e difusão de novas tecnologias.
Segundo o diretor da Coppe, Romildo Toledo, “a parceria Coppe-MIT para criação e aceleração de startups, aliada a competência técnica e experiência das instituições brasileiras nas áreas de tecnologia, energia e meio ambiente podem resultar em ganhos significativos para o ambiente de inovação do Rio de Janeiro”.
Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.